Instalação/Implantação dos Sistemas
De HelpWiki
Linha 54: | Linha 54: | ||
a v. que não altere o mesmo, apenas clique no botão "Seguinte" para prosseguir | a v. que não altere o mesmo, apenas clique no botão "Seguinte" para prosseguir | ||
- | + | [[File:5f.png|center|caption]] | |
Na apresentação da tela abaixo, confirme a opção de "Binários Super Server / Componentes do | Na apresentação da tela abaixo, confirme a opção de "Binários Super Server / Componentes do |
Edição de 21h59min de 15 de novembro de 2016
Servidor Linux
getconf GNU_LIBPTHREAD_VERSION
Se a resposta for NPTL 2 qualquer coisa, baixe o pacote marcado na figura com um retângulo vermelho, mas se na resposta não aparecer NPTL, baixe o pacote marcado na figura com uma elipse vermelha.
Digamos que você baixou o pacote escolhido na sua área de trabalho, então num terminal digite os comandos:
cd ~/Desktop
$ tar -xzf FirebirdSS*.tar.gz $ cd FirebirdSS* $ sudo ./install.sh
Depois deste último comando o instalador pede uma confirmação, tecle Enter e depois você precisará digitar uma senha para o administrador padrão SYSDBA. Depois de digitar a senha e teclar Enter a instalação termina.
Mais uma configuração. Agora vamos usar o nome do usuário logado no sistema que sempre tem um grupo de usuários com o mesmo nome. Digamos que seja elias. Num terminal digite os seguintes comandos:
sudo adduser firebird firebird
$ sudo adduser firebird elias
Continuando... aprenderemos como configurar uma pasta para guardarmos os bancos criados. Digamos que no seu diretório de usuário você tenha criado uma pasta chamada bancos. Se você já tiver bancos criados copie-os logo para a pasta criada. Agora, num terminal, digite o comando abaixo (estou usando como exemplo o usuário elias):
sudo chown -R firebird:elias ~/bancos
Se você quiser usar outra(s) pasta(s) basta mudar o caminho no comando acima.
Obs.: Instalando assim o Firebird fica muito mais bem configurado do que instalando dos repositórios das distribuições Linux. Por exemplo, automaticamente já são criados vários links simbólicos para compatibilização com programas que usam versões anteriores do Firebird ou o InterBase no Linux.
Servidor Windows
Introdução Servidor Windows Este guia foi testado com o Firebird x e deverá orientá-lo na Instalação do Firebird, no seu servidor. Antes de instalar o Firebird, certifique-se de fechar todos os outros programas que estiverem rodando no seu servidor, e de ter à mão o instalador do Firebird "Firebird-1.5.2.4731- Win32.exe".
Instalando Para iniciar a instalação do Firebird,execute o programa "Firebird-1.5.2.4731-Win32.exe", ou outra versão qualquer do Firebird. Isto feito deverá surgir a tela de idioma de instalação abaixo :
Selecione o Idioma e prossiga na instalação clicando em "OK". A próxima tela deverá ser a seguinte:
Guia de Instalaçao do Firebird
Clique no botão "Seguinte" e na tela que virá a seguir (abaixo), marque a opção "Aceito o contrato" e em seguida clique no botão "Seguinte".
Após a tela de aceitação do contrato, deverá ser apresentada a tela de informações abaixo, clique no botão "Seguinte" para prosseguir.
A tela que se apresenta a seguir, permite modificar o diretório de instalação do Firebird, sugerimos
a v. que não altere o mesmo, apenas clique no botão "Seguinte" para prosseguir
Na apresentação da tela abaixo, confirme a opção de "Binários Super Server / Componentes do Servidor / Componentes do Programador e das ferramentas de administração" como visto abaixo e clique em "Seguinte".
Na tela que se segue, v. pode modificar o nome que irá aparecer no menu do Iniciar do Windows, sugerimos que v. deixe como está, e clique em "Seguinte".
Na tela de tarefas e parâmetros a seguir, deixe como está exibido abaixo, e clique em "Seguinte" para prosseguir.
Nas tela apresentada à seguir, clique em "Instalar"
e, nesta a seguir, clique no botão "Seguinte".
Após instalar o Firebird, o instalador apresentará a tela de conclusão abaixo, onde v. deve deixar marcado o ítem "Iniciar o Serviço Firebird agora?" e clicar no botão "Concluir".
Seguido todos esses passos v. deverá ter instalado o Firebird em seu Servidor.