Patrimonio/Depreciação

De HelpWiki

(Diferença entre revisões)
(Relatório)
Linha 43: Linha 43:
-
<br><br><br><br><br><br><br><br><br><br><br><br><br><br><br>
+
<br><br><br><br><br><br>
==  ==
==  ==
* A '''vida útil''' de um bem é o período de tempo em que o bem consegue exercer suas funções que dele se espera.
* A '''vida útil''' de um bem é o período de tempo em que o bem consegue exercer suas funções que dele se espera.
* O '''valor residual''' é o valor que não está sujeito à depreciação. Ex.: Assumindo que a vida útil de uma máquina seja de 10 anos, então seu valor residual é o valor esperado desta máquina ao ser vendida depois de passados 10 anos.
* O '''valor residual''' é o valor que não está sujeito à depreciação. Ex.: Assumindo que a vida útil de uma máquina seja de 10 anos, então seu valor residual é o valor esperado desta máquina ao ser vendida depois de passados 10 anos.

Edição de 19h06min de 14 de julho de 2010

Tabela de conteúdo

Preenchendo os campos necessários para realização da depreciação

Para realizar a depreciação de um bem patrimonial, primeiro é necessário preencher a vida útil e/ou valor residual de cada bem patrimonial cadastrado no sistema. O preenchimento da vida útil e/ou residual pode ser realizada por duas maneiras distintas:
1- No cadastro do grupo de estoque, existem dois campos, um para a vida útil daquele grupo e o outro para o valor residual do grupo.

Figura 1: Preenchendo dados para depreciação no cadastro de grupo.












Se os campos marcados pela imagem acima estiverem preenchidos, ao selecionar um material para inclusão de um novo tombamento, o sistema preencherá automaticamente os mesmos na tela de incorporação.

2- Na incorporação do bem patrimonial, tanto individual quanto por lote, existem os campos vida útil e valor residual que devem ser preenchidos manualmente, conforme o material selecionado.

Figuara 2: Preenchendo dados para depreciação manualmente pela incorporação de Bens.



Obs: Para incorporação automática, uma vez seguido o primeiro exemplo, o sistema também preencherá automaticamente os valores, desde que estejam preenchidos na tela de cadastro de grupos, senão, devem ser preenchidos manualmente.








Executando a Depreciação

Figura 3: Opções para depreciação.

Para executar a depreciação é necessário marcar uma das 6 opções existentes, conforme a Figura 3.

1- Por Bem Patrimonial: Executa a depreciação individualmente do bem selecionado.

2- Por Material: Executa a depreciação de todos os bens do material selecionado.

3- Por Grupo de Material: Executa a depreciação de todos os bens, pelo grupo de material selecionado.

4- Por Sub-Grupo: Executa a depreciação de todos os bens do sub-grupo selecionado.

5- Por Setor Secundário: Executa a depreciação de todos os bens do setor secundário selecionado.

6- Todos os Bens Patrimoniais: Executa a depreciação de todos os bens patrimoniais ativos do sistema.


Figura 4: Opções para impressão do relatório de depreciação.

Relatório

Para impressão do relatório de depreciação realizadas, no sistema de Patrimônio, vá em Relatório/Bens Depreciados. Uma nova tela (Figura 4) abrirá, onde o usuário deve selecionar os filtros que melhor achar necessário para a impressão. Após selecionado uma das opções, clique no botão F6 - Imprimir ou tecle F6 para imprimir direto o relatório, ou ainda clique no botão F7 - Visualizar ou tecle F7 para visualizar os dados para impressão. Se desejar cancelar a impressão ou visualização do relatório clique no botão F5 - Cancelar ou tecle F5.

Figura 5: Relatório de Bens Depreciados.

No relatório são listados (Figura 5): Número do Patrimônio, Nome do Patrimônio, Valor Residual, Vida Útil, Ano(sequência da depreciação), Depreciação(valor depreciado), Valor Patrimonial Anterior e Posterior à depreciação, Valor Depreciado Anterior e Posterior à depreciação, Data e Horário da depreciação realizada e por último o Usuário que efetuou a depreciação.








  • A vida útil de um bem é o período de tempo em que o bem consegue exercer suas funções que dele se espera.
  • O valor residual é o valor que não está sujeito à depreciação. Ex.: Assumindo que a vida útil de uma máquina seja de 10 anos, então seu valor residual é o valor esperado desta máquina ao ser vendida depois de passados 10 anos.
Ferramentas pessoais